Impasse da soja na Argentina já beneficia rivais dos Estados Unidos

  • -

Impasse da soja na Argentina já beneficia rivais dos Estados Unidos

Impasse da soja na Argentina já beneficia rivais dos Estados Unidos. O aumento dos controles cambiais no país vizinho já tem impacto generalizado, desde a dívida corporativa até planos de assinatura de canais de streaming. 

O banco central argentino já tenta impedir a queda das reservas em moeda forte com as restrições ao acesso a dólares. Entretanto, ao mesmo tempo, as autoridades permitem a proliferação de múltiplas taxas de câmbio, sendo que a taxa oficial controlada é muito mais forte do que as demais.

Com este cenário, produtores de soja devem segurar a produção com a aposta na queda da taxa oficial e expectativa de receber mais pesos pelos grãos cotados em dólares. Este de fato é um impasse que deve privar a gigantesca indústria de esmagamento argentina de matéria-prima, o que pode direcionar compradores de farelo e óleo de soja para processadoras americanas. “A Argentina tem alguns desafios com os agricultores segurando a safra de soja como proteção contra a desvalorização da moeda”, concluiu o diretor financeiro da ADM, Ray Young, em conferência neste mês de setembro. 

“E assim o comprador global de farelo virá para os Estados Unidos no quarto trimestre.” A soja mostra forte recuperação nas últimas semanas e já é negociada perto do maior nível em mais de dois anos. 

Entretanto não é o suficiente em pesos para agricultores que ainda irão vender ou precificar contratos para 52% da safra encerrada em junho.

Fonte: O Presente Rural / Money Times 

Foto: Divulgação



Nossa localização

Fazenda Jatobá
Rodovia BR 359 KM 32
Costa Rica - MS
Cx. Postal 01 - CEP 79550-000
Tel/Fax (67) 3247-7600
e-mail: germinex@germinex.com.br

Previsão do Tempo

Notícias Agrícolas

Cotação Soja

Apresentação TSI

Grupos de Maturidade e Regiões Geoclimáticas

Germinex 40 anos